Apartamento 108

Apartamento 108

Quando as pessoas vêm ao meu apartamento se deparam com um dilema: “Eita! E agora, é o da esquerda ou da direita?”. Isso porquê não tem número nem no meu apartamento e nem no do vizinho.

Foi pensando nas minhas visitas que resolvi dar uma utilizado à um painel de LED que fiz há uns 2 anos atrás (aprendi aqui no instructables) e colocá-lo na porta informando o número do apartamento.

Isso foi o que saiu:



Consumo de Bateria

A Arduino consome em média 40mA/h. Uma bateria de 9v tem autonomia de aproximadamente 300mA/h. Ou seja, uma bateria de 9v ligada na Arduino não dura 8h.

Para resolver o problema fiz um ‘light switch’ com um LDR para desligar a alimentação automaticamente quando a luz do corredor estiver apagada (tem um sensor de presença controlando a luz do corredor).

Segue esquemático do interruptor por luz (light switch):

Possibilidade de Roubo

Bem, infelizmente tenho que considerar a possibilidade roubarem meu número de porta. Para resolver o problema resolvi deixar a Arduino do lado de dentro da porta e só o painel do lado de fora, passando um cabo flat sobre a porta. Assim, em caso de furto levarão apenas o painel.

Por via das dúvidas montei um alarme com um buzzer que é acionado automaticamente se o fio for cortado, e ficará tocando até acabar a bateria ou alguém desligar manualmente.

Segue esquemático do alarme:

Código

O código para o painel de LED foi bastante trabalhoso. Fiz quando montei o painel, então nem me lembro bem como era.

Está disponível no github: https://github.com/lucasfragomeni/arduino/tree/master/LMPSample

Fotos